terça-feira, agosto 22, 2006

O LAVA-PÉS

Jo 13.1-20
INTRODUÇÃO
Vivemos época de isolamento, indiferença, apatia espiritual, falta de compromisso ministerial, este texto nos move a meditar sobre nossa conduta para com Deus e nossos semelhantes.

I. O CENÁRIO (vv. 1-3)
1.
O lugar
a) O ágape (festa do amor) incluía: o banquete, o lava-pés e a comunhão(pão e vinho)
b) O amor de Jesus chegou ao extremo do sacrifício pessoal
2. Participantes
a) Jesus e os discípulos, dentre eles Judas o que o traia
b) O amor de Jesus contrasta com o ódio de Satanás e Judas

II. A ATITUDE DE JESUS (vv. 4-11)
1.
O lava-pés dos convivas
a) Deveres da hospitalidade, sinal de higiene, respeito e afeto ao hóspede (uso de sandálias);
b) Era uma cerimônia que ocorria antes do começo da festa; efetuado pelos escravos e não pelo anfitrião;
c) Na falta do escravo a tarefa era realizada pelo mais humilde do grupo festivo e não pelo de maior honra
d) Era costume retirar a veste mais externa e cingir-se com uma toalha em torno da cintura para efetuar o serviço
2. Fato inusitado
a) A festa já havia se iniciado, mas não havia servo, o material para o lava-pés estava ali (Lc 22.10)
b) Nenhum discípulo de prontificou - orgulhos, indiferente a situação, preocupados em saber quem era o maior (Lc 22.24)
c) Jesus não fugiu a humilde tarefa - aproveitou p/ transmitir um ensino muito peculiar
3. Pedro recusa aceitar de Cristo tal serviço - a atitude de Cristo o chocou, ignorância espiritual.
a) Existem situações que não compreendemos no início, porém tudo tem uma razão - muitos iguais a Pedro rejeitam os benefícios que só vem através de Cristo;
b) Se recusar a lavagem de seus pés foi uma atitude equivalente a rejeitar a Jesus e a seus benefícios - Pedro queria agora uma lavagem completa (v.9), continuava sem entender...
c) Insensibilidade quanto a verdade divina - a nossa comunhão com Cristo é gerada na confiança que temos nEle
4. O que Cristo queria transmitir
a) Estava embutido o sentido espiritual não ser lavado por Cristo é estar impuro
b) O ato era simbólico da purificação interior "santificação" - com a presença do Espírito Santo
c) A purificação física - a lavagem da regeneração torna a pessoa limpa a vista de Deus
5. A diferença entre lavar-se por completo e lavar apenas os pés(v. 10)
a) O lavar-se por completo os discípulos já tinham recebido quando aceitaram de forma verdadeira o convite do Mestre - purificação da alma
b) O lavar os pés leva-nos a uma santificação diária devido ao contato natural com as coisas
c) Estais limpos mas não todos(v. 10b) - refere-se a Judas, Jesus conhecia seu coração e planos
e) Judas recebeu o lava-pés, porém não era um homem regenerado, faltava a verdadeira lavagem da alma, a autêntica regeneração espiritual

III. EXEMPLO TRANSMITIDO (vv. 12-20)
1.
O exemplo e a explicação
a) Compreendeis o que vos fiz?(v. 12b) - o caráter de Cristo precisa se desenvolvido em nossa vida
b) O ato em termos humanos demonstrava a atitude que os discípulos deveriam ter uns para com os outros(vv. 14,15);
c) Se o Mestre realizou tal tarefa imagine o discípulo (não basta saber o importante é seguir) - humildade não é abnegação e sim desinteresse próprio em favor dos outros
d) O ato de não fazer nos coloca acima dEle(v. 16) - bem-aventurados (v. 17)
d) Jesus estava ensinando uma profunda lição de amor, unidade, eliminando as rivalidades
2. Alcance do exemplo
a) A lição de humildade entre os crentes se destaca, porém a mensagem se aprofunda atingindo a verdadeira santificação
b) O crente deve estar totalmente transformado em sua natureza moral para executar tal tarefa - lavar o pé do traidor
3. Necessidade da humildade
a) ela é necessária no serviço de Deus(Mq 6.8)
b) Cristo é o exemplo supremo da humildade(Fp 2.5-8)
c) Precisa ser uma característica dos santos(Sl 34.2)
d) Empresta grandeza espiritual(Mt 18.4)

CONCLUSÃO
Este rito simboliza o serviço mútuo, o cumprimento da lei do amor, que nos sirva de exmplo no tratamento com o nosso semelhante.

Nenhum comentário: